Página no Facebook

39. A Dificuldade dos Cavalheiros para aprender a Dançar


Essa Postagem é minha, eu que fiz
É, eu sempre coloco uma foto bonita no começo das minhas postagens, porque ela sempre aparece nos outros blogs que estou virando parceiro,  agora vamos cair na realidade nua e crua do cavalheiro que vai aprender a dançar, vamos sair daquele mundo dos filmes, das coreografias da dança dos famosos aos domingos, é lindo , promove a dança de salão, é a coisa que mais promoveu a dança de salão nos últimos tempos, mas vamos a realidade de nós cavalheiros, querendo aprender a dançar se enrolando com uns passinhos básicos,de repente você vê o pessoal no domingão dizendo que aprendeu a dançar em uma semana, que isso né, aprender coreografia é uma coisa, conduzir uma dama no salão é outra, nada a ver, vocês vão se identificar muito com o que vou escrever aqui, quem está começando e quem já passou por  isso, rsrsr calma cavalheiro não se desespere.

Fato comprovado 1 -> Já vi muita gente com uma habilidade incrível e uma facilidade de aprendizado que até me deixava sem jeito ( damas e cavalheiros ) , porque aquela pessoa aprendia em 1 dia o que eu levei 3 meses as vezes para aprender, engraçado, ela parou, e eu continuei, então a habilidade ajuda, mas a continuidade  na dança  é o que interessa.

 Fato comprovado 2 -> A responsabilidade da condução da dama é TODA nossa qualquer coisa que saia desse contexto irá atrapalhar, a gente conduz , ela é conduzida e acabou.

Quando dava aula em grupo sempre gostei de dar atenção especial aos cavalheiros, e a condução porque sei que aí que está o principal, conduzir com firmeza sem ser mole e sem ser bruto. Fazia os passos de dama com eles, pegava a mão direita deles colocava nas minhas costas e mostrava pra eles como e que se levava a dama, e também colocava os que tinham mais cara  de pau como dama pra eles sentirem a pressão da condução, só que depois com o tempo todos foram aderindo á chamada " Mostra de condução de cavalheiro para cavalheiro".

Quando comecei a dançar, pensava, caramba como é que vou colocar tudo na cabeça,,, kkk o  interessante é que eu coloquei um pensamento na cabeça  que foi, comecei cedo, com 26 anos, eu tenho a vida toda para aprender e  foi isso que me manteve com a chama acesa pelos períodos difíceis. 

Me lembro até hoje, caramba como é que pode, lembro como se fosse hoje, la na academia do Jaime Arouxa , na Rua da Passagem, minha primeira aula, tocando o bolero , que fala " Um falso brilhante, são dois pra lá dois pra cá", uma vergonha danada, nem sabia o que era ritmo,, mas era uma turma iniciante e minguem sabia o que era ritmo. 

Os professores sempre falavam em condução, condução e condução tem que conduzir, e eu encucado com aquilo, sabia que era  nas costas mas não tinha a mobilidade, e ao mesmo tempo eu tinha que entrar no passo, sair do passo, ver o lugar que eu podia fazer o passo para não esbarrar em outros casais, ao mesmo tempo já era orientado para circundar o salão conduzindo a dama,, e dali já pensar no outro passo para  conduzir a dama, ou seja dava um nó escancarado, chegava as vezes a cabeça doer,, mas no final eu ria porque de todas as damas do salão NENHUMA, mas nenhuma não me dava força, todas elas sempre me ajudavam, isso foi um fato muito interessante que observei,  as damas estavam para aprender é claro, claro que elas gostariam de dançar com quem dançava mais,, mas quem dançava mais eram os professores hehehehe, e professor(a) geralmente não está disponível para dançar.

Isso em dava forças, o incentivo das damas era fundamental,, mas sempre que eu errava  eu chamava o erro para mim , porque eu me sentia responsável pelo condução do passo da dama, principalmente se ela fazia certo com outro cavalheiro. Cavalheiro, traga a responsabilidade para você, no lugar de ficar falando para a dama que ela está errando o passo, veja se ela está acertando com o outro aluno, porque senão meu amigo a coisa não flui mesmo. 

Então  eu cavalheiro estou começando agora, o que eu faço ? Bem, primeiro que nada acontece por acaso, se você não treinar e não for em bailes aí e que não vai mesmo. Enturme-se te garanto que você irá ser bem aceito no círculo social, quando estava treinando uma coreografia de samba no pé, a minha professora Bia me disse uma coisa muito interessante. 
" A REPETIÇÃO LEVA Á PERFEIÇÃO"


Claro que não existe perfeição, mas o sentido da frase foi esta, quanto mais você treina e repete mais segurança você tem nos movimentos. Se você quiser ir para  relaxar, se divertir tudo bem , mas se você quiser evoluir na dança como cavalheiro vai aqui umas dicas de quem foi muito CDF.

  • Quando estiver observando o passo sendo ensinado, foque nos pés. Mas também foque nas mãos que conduzem da(o) professora(o).
  • Repita o passo com várias damas...
  • Tente saber o nome do passo, tipo assim, " o leque", " o leque duplo", o " s duplo", isso ajuda na hora que você está no salão e dá aquele BRANCO TOTAL RADIANTE ( ahh vai dizer que nunca aconteceu isso contigo kkkk ) , e você não lembra de nada, lembra sim, porque você escutou o nome dos passos e ele vem automaticamente para sua cabeça. Mas já meu deu ENORMES BRANCOS TOTAIS RADIANTES, kkkkk

  • Observe a mão direita que conduz a dama, mas observe a mão esquerda de quem está lhe ensinado o passo pois a mão esquerda quer dizer muito. 
  • Seja agradável com as damas, garanto que elas não irão te colocar pra baixo não,pelo contrário irão te dar força. claro no meio de tantas sempre terá uma exceção, mas fazer o que né. 
  • Nunca pense que tem algum cavalheiro dançando do jeito que você sempre  quis fazer e ele chegou ali sem sacrifícios, comprometimento,  treino, muito treino, ele dança bem porque ele treinou, afinal não existe mágica só suor, dia após dia, ano após ano, claro que não no sentido de sofrimento mas de comprometimento.
  • Observe onde está o peso da dama pois você nunca poderá conduzir uma dama para determinado passo, estando a mesma com o peso em uma determinada perna.
  • Se tiver como , pergunte ao professor(a) como é que ele conduz a dama para o passo, dê prioridade a isso, todo(a)  professor(a) que é professor(a)  não olha para você como uma pessoa sem ritmo, como quem não sabe nada e sim como você está interessado em aprender. Professor(a) adora passar o que ele sabe para quem está interessado em aprender. FATO COMPROVADO
  • Na hora que o(a) professor(a) está explicando o passo, não fique confraternizando, ou falando de coisas que não tem nada a ver, batendo papo, se chegou alguém de uma acenada com a cabeça, fale na hora do intervalo, na hora da saída na hora da chegada, MAS AULA É AULA SEJA CDF MESMO.
  • Quando você já estiver com uma condução mais ou menos treine com as damas iniciantes, treine com as damas " difíceis" de se conduzir, essas são as boas para se praticar a condução, pois se você leva as difíceis, quem dirá as outras.
  • Procure novos passos mas treine os que você já sabe também, pois eles serão a sua base no futuro.  
  • Preste atenção no RITMO, se você está fora do ritmo da música, nenhuma condução irá funcionar
  • O mundo dá voltas, a gente para a gente volta e aquela dama que você não queria dançar hoje é a mesma que irá dançar muito amanhã, pois ela as vezes  não parou de aprender. 
  • Faça amizades com outros cavalheiros na sua turma, dificilmente alguém vai saber te passar os macetes com perfeição pois eles são alunos, mas dificilmente vão deixar de te ajudar. 
  • Já escutei falar , ahh eu não vou em baile tal, porque lá vai estar cheio de Cavalheiros de Aluguel ou Personal dancer, que e isso cara,, Pode ter 1.000 cavalheiros de aluguel, porque sempre vão ter 2.000 damas, hoje isso faz parte da dança de salão e acabou, aprendamos a conviver com essa realidade e eu DUVIDO QUE METADE DAS DAMAS DO BAILE NÃO ESTEJAM SOZINHAS TOMANDO CHÁ DE CADEIRA.

  • Se espelhe em alguém, tem gente que se espelha em  quem está na mídia, tem outros que se espelham em quem faz passos acrobáticos eu sempre me espelhei no meu antigo professor Bebeto Sampaio, porque eu adorava ver como ele conduzia qualquer dama e dançar fox com duas de uma vez só.



  •  Homens, sem vocês a dança não é nada, vocês são muito importantes senão daqui a pouco vai ter manifestação nas ruas de  damas querendo cavalheiros para dançar.








É isso aí até a próxima, espero que ajude os cavalheiros iniciantes aí, e que não esquentem não, tudo que eles estão passando a gente já passou, relaxe e seja feliz e nunca pare de dançar.