Página no Facebook

22. A Busca pela condução do Cavalheiro na Dança de salão

                     A Busca da Condução ( para Cavalheiros )    
Por Silvio Rodrigues
Aqui relato minha busca pela condução do cavalheiro na dança de salão.

A Condução na área da Dança de Salão é quando o cavalheiro consegue passar para a Dama o que ele quer que a mesma execute, sem nenhuma outra indicação, somente com as mãos e com a chamada expressão corporal que na realidade é um movimento do seu corpo que indica para a dama o que a mesma deverá executar, claro que isso é quando já se tem alguma prática no assunto e quando a dama sabe fazer a "leitura"  do cavalheiro.

A condução depende de cada dama, tem dama que é mais difícil de conduzir, então temos que colocar mais firmeza, e tem damas que são umas plumas, onde a condução é quase nula, pela prática que a mesma alcançou.

Depois de dançar anos em academias, fui apresentado a condução com a Mão esquerda, pelo Professor Bebeto Sampaio de Madureira, até ali, e não foi pouco tempo pensava que a mão esquerda do Cavalheiro era só apoio.

Ali aprendi os macetes da mão esquerda, como conduzir e não se torcer todo, tem que ser sutil, e também entendi que até um peso jogado a mais em certos passos     “ enganam “ a dama, ou seja ela interpreta de outra maneira o que você deseja.

Depois fiz aula particular com o Willian de Petrópolis que sabia realmente dançar como dama, e fazia metade da aula como cavalheiro e metade como Dama, isso também foi bom para entender como o cavalheiro deverá conduzir, e sentir  na pele da dama quando o Cavalheiro executa uma condução sem clareza.

Também há de se olhar que a condução deverá ser feita no tempo certo do passo, ou seja, não adianta querer girar uma dama para um lado em que a mesma já esteja com  o peso em cima daquela perna, vai ser uma girada desconfortável, pois ela já pisou com o pé que você deveria conduzir, por isso se treinam os passos, pois os passos são preparados para que você conduza na hora certa, exemplo do LEQUE DO BOLERO, de que adianta o cavalheiro conduzir a dama corretamente se na hora que ele puxa a mesma para dentro de si, ela está com o peso no pé esquerdo?

A partir dessas experiências, concluí que na dança não devemos só aprender passos e sim colocar os que você já sabe bonitos, com leveza e se aperfeiçoar na condução.

Por isso que quando treinamos devemos dançar com todos os tipos de damas, inclusive as mais difíceis de conduzir, pois ali você aprimora sua firmeza, depois quando você pegar uma dama mais "fácil de conduzir", a coisa fui naturalmente.

Se você treina em algum lugar e as damas conseguem fazer o passo com os seus parceiros de treino e não fazem contigo, pode acreditar é falta de condução.
www.dancamage.blogspot.com.br