21. O estatuto implícito da gafiera – 11 lições
O estatuto implícito da gafiera – 11 lições ( Lindo)
por Carol Pin Up em 23/02/2010 às 11:44 |
1. (Verdadeiros) amantes da dança de salão frequentam o baile com um objetivo primordial: experienciar uma boa dança.
2. Tratam-se por dama e cavalheiro. Cavalheirismo é mister neste
contexto. O cavalheiro deve convidar a dama para dançar estendendo-lhe a
mão. Esta deve aceitar a dança segurando-a e dirigindo-se até o local
escolhido no salão.
3. Aceita-se a dança não pela beleza ou
porte atlético do cavalheiro, e sim por educação ou por sua habilidade
na dança. A dama pode recusar a dança desde que seja simpática e não
constranja o cavalheiro.
4. A dama deve ser conduzida. Deve se
deixar conduzir. Aceitar a mão firme em sua cintura, em sua mão. Não
acelerar. Não retardar o passo. O cavalheiro pensa no passo a ser feito e
em como conduzi-la para isso. Se entender o que o corpo dele quis
dizer, ela o segue. Se a dança é bonita de se ver, fluida, há entrega da
dama e firmeza do cavalheiro.
5. Nenhuma palavra é trocada.
“Gire para lá” ou “agora eu vou te jogar”. Isso é proibido e
desnecessário. A condução é no corpo. Entendimento de pernas, passos,
mãos, respiração, pele.
6. Cavalheiros gostam e precisam de
entrega. Mas não gostam de damas que despencam em seus braços, como se
não sustentassem sozinhas o peso do próprio corpo. Ninguém gosta de uma
dama que precisa ser arrastada. A dança fica estranha, pesada,
trabalhosa para o cavalheiro.
7. Uma dança fluida é aquela em
que os dois parecem voar e ainda assim sustentar o peso dos próprios
corpos. Entrega, proteção e autonomia na medida certa. Condução firme e
segura é imprescindível.
8. Damas gostam de respeito na dança.
Dança é dança. Flerte, chamego, cantada, tudo isso é válido e tem lugar:
fora do salão. Mãos nos lugares certos. Regra importante.
9.
Aceitar a condução não é sinônimo de submissão. Pelo contrário, é ter
escuta afinada, escuta de seu corpo e do corpo do outro. Liberdade de
ler o outro, brincar de saber ler nas entrelinhas do compasso e
obedecer, se divertindo.
10. Não adivinhar o passo é uma regra
importante. Há milhares de combinações de passos. A dama deve se
preparar para ser surpreendida. Não há combinação previsível. Se
houvesse, a dança perderia a graça. E ela seria a primeira a bocejar no
salão.
11. Acabada a primeira música, o cavalheiro deve
conduzir a dama novamente pela mão, até onde a convidou para dançar. Ou,
caso tenha gostado muito da dança, continuar dançando.