Página no Facebook

129. Sincronismo na Dança de Salão




Materias a Abordar


1)Sincronismo
2)Evitar conflitos de direção
3) Condução segura
4) Girar a Dama onde não deve.
5) Aproveitar a Direção da Dama
*****************************************************************
1 Parte. Sincronismo na Dança.. 


Quem está iniciando leia mas não esquente muito a mufa não, um dia esse texto irá tomar um significado  na sua aula, principalmente se você for um CAVALHEIRO Iniciante, mas leia.. 


Durante muito tempo, fiquei tentando encontrar um nome apropriado para o eu faço quando danço, sem perceber mas não conseguia passar o que era para quem eu ensinava nem uma palavra que definia isso, com a ajuda de Alunos(as) descobri. 


Porque para mim era tão fácil conduzir uma dama, e para quem eu estava ensinando não? Porque eu não faço " força", nem  " quebro "  a mão da Dama quando faço a condução da mesma, porque  essas facilidade? Isso é uma coisa que está muito além de simplesmente conduzir ou de fazer um passo. 


Claro que isso nunca irá funcionar com aquela dama que aprendeu que depois de um Túnel vem um Leque... que dança como se fosse uma coreografia de passos, o cavalheiro tem que lembrar os passos esse sim.
Ou seja depois de um Túnel vem o que  estiver na cabeça do cavalheiro, que pode ser uma caminhada, uma passagem etc...


A Dama principalmente quem está iniciando não pode tentar " ajudar " o cavalheiro; não, a mesma tem que esperar ser conduzida,ela tem que sentir o cavalheiro a conduzindo nos mínimos detalhes. Já imaginaram duas pessoas tentando manobrar ao mesmotempo um caminhão na estrada. rssssss, vai dar bolo....


E  de condução a gente entende, o Cavalheiro é responsável por 90% do passo ou mais, a Dama sim tem que colocar leveza, saber pisar, não rodopiar no mesmo lugar que eu chamo de sapatear, enfeitar com as mãos, e principalmente esperar a condução. 


Observando e tirando as duvidas dos(as) alunos(as)  focalizemos no ritmo BOLERO por enquanto..


Na cabeça da Dama fica a seguinte pergunta,,, Como é que eu vou fazer um passo se eu nunca treinei aquele passo?
Quem sabe num  Baile conseguir um Cavalheiro dentro do ritmo, com condução e sincronismo, ritmo etc... etc... 


Quem já foi em bailes que tem os cavalheiros para dançar já contratados por quem organiza deve ter sentido a diferença entre os próprios profissionais da dança, Tem um que fluiii, o outro já é uma coisa mais mecânica. 


Dos cavalheiros eu cobro principalmente CONDUÇÃO, das Damas eu cobro principalmente CALMA e  aguardar a condução. 


Então porque quando eu mostro um passo novo as Damas vão de primeira quase sempre?
Porque além de minha condução, existe o SINCRONISMO, ora a Dança de Salão é a dois não é ?  Se é a dois eu tenho obrigação de CASAR os passos certinhos.. de sincronizar, de virar suavemente junto com a Dama, então os mínimos detalhes fazem  a diferença SIM, exemplo o Tunel ou Chapéu quando o Cavalheiro volta,, no início até que  pra fazer um " acerto"  no final do passo
mas e quando é um Tunel Diferente? quando as mãos dos cavalheiros não se desgrudam das mãos da Dama? 


Ou seja obrigatoriamente na volta do cavalheiro  ( o primeiro ) passo tem que ser com a Esquerda, sincronizando o mesmo com a perna direita da Dama, se o Cavalheiro voltar com a direita, não tem como fazer "acertos" na hora da virada. 


Eu sempre dou uma olhadinha de rabo de olho para ver se a minha pisada vai encaixar com a pisada da dama,, entendem né rabo de olho, é somente com os olhos a cabeça continua para a frente, aí dá-se a sincronização dos passos. 


Outra coisa que atrapalha o sincronismo, é a rapidez com que você gira,  claro que existem passos que pedem uma rapidez na girada mas aí é quando a Dama já tem um bom domínio e equilibrio e o Cavalheiro tambem.  Ou seja você entra no passo, sincroniza a mesma batida de pé com a Dama, na hora de virar em vez de ser aquela coisa suave.. fica aquela coisa rápida aquela girada tão rápida que mal a dama pisa com o pé já tá na hora de voltar. Aí fica faltando aquela
" suavidade" do giro.. e o passo apesar de estar  " certo ", não está suave, leve, solto mas ao mesmo tempo firme. 


Difícil  explicar uma coisa que se faz com o Corpo principalmente quando se sai da bolha de pensar que tudo na Dança é aprender Passos.. Não, é muito mais que isso técnicamente, as vezes o pessoal chega pensando em passos, passos, passos, ai eu vou dando passos, mas ao mesmo tempo vou mostrando que aquela passo que ele aprendeu poderia ficar diferente muito mais bonito se tivesse esses detalhes aí em cima,, O resultado disso é que a Dança flui, para de ser aquela coisa mecanica e fica como dizem " flutuando "


Todo ritmo tem um grau de dificuldade..
O bolero vai ser fácil sincronizar
O soltinho temos que sincronizar nas batidas dos pés
O forró, eita moleza, é só escutar a batida do triangulo ( Falei forró com Batida)
O Samba,, rssss a gente consegue, mas demora................

Muito importante, quando eu falo em Bolero, falo dos boleros de orquestra ou Boleros tocados por tecladistas que tiram aquele programação em que todo ritmo fica igual e tocam teclado mesmo.........
Que adianta você enfeitar o passo, sincronizar, girar lentamente se o ritmo está aquela batida única.. então nem esquente se você não conseguir fazer isso onde estiver tocando esse tipo de ritmo..


Agora se numa Orquestra maravilhosa dessas que tocam por aí você não conseguir  dançar bonito, treine mais porque aí  não funcionou.. 

Se você DAMA  leu tudo até aqui, lembre-se.. 99%  dessas dicas são para CAVALHEIROS, então vamos ter calma com eles, porque sem eles, nada flui. nada vai pra frente, temos que ter CAVALHEIROS nas aulas, nos bailes e
entender que para a DAMA é uma coisa, para um CAVALHEIRO a coisa  é muito mais complexa. 


Abraços e até a número 2.
Silvio Rodrigues 03/06/2016