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79 - O Tango No Brasil


Apesar da invasão argentina com o tango pelos salões do Rio nos dias de hoje, o ritmo está mais presente do que se imagina na história da Música buscar Popular Brasileira. Por aqui, o tango deu origem ao maxixe e, mais para frente, ao choro.

“O tango quando surgiu tanto no Uruguai, Argentina e até no Brasil, era uma mistura de valsa, polca, habanera com a cultura africana”, conta Ney Homero, autor do livro “Tango – Uma Paixão Porteña no Brasil”, que aponta Ernesto Nazaré e Chiquinha Gonzaga como os pioneiros do ritmo no Brasil. Segundo ele, a maior produção nacional aconteceu entre 1870 e 1895, época em que, só Nazaré tinha mais de 90 partituras de tango.

“O que se chamava de tango brasileiro era o que depois veio a ser o chorinho, com o compasso quaternário e instrumentos como cavaquinho, pandeiro e clarinete”, explica Ney. Enquanto isso, na Argentina, o ritmo evoluiu pela cultura rio platense e caracteriza o que hoje conhecemos como tango propriamente dito. 

Bandoneón foi da Alemanha para Argentina“Lá eles usam o bandoneón, que é aquele instrumento parecido com uma sanfona, e que foi levado da Alemanha para Buenos Aires, coincidentemente por um brasileiro. Aí começa a entrar o piano e o violino e adquire uma característica portenha”, explica Ney. 

Em 1910, os argentinos consagram o tango em Paris e começam a disseminá-lo na Europa. “Nesse meio tempo o Brasil parou, o tango não entrava mais aqui. E, quando voltou, já tinha essa característica da cultura argentina. Hoje os argentinos têm adoração pelo chorinho e os brasileiros pelo tango”, diz o tangueiro.